NCST/MT e STETTCR promovem palestra sobre “Liderança e Habilidade”



 

A Nova Central Sindical de Trabalhadores de Mato Grosso (NCST/MT) e o Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres de Cuiabá e Região (STETTCR) realizaram na última sexta-feira (18.10) a palestra “Liderança e Habilidade”, ministrada pelo professor Marcos Kniess. O evento aconteceu na sede do Instituto dos Rodoviários de MT (IROMAT), e contou com a participação de vários sindicalistas, que tiveram a oportunidade de aprenderem na prática como ser um líder e suas habilidades.
Para o presidente do STETTCR, Ledevino Conceição, palestras como esta é uma renovação aos sindicalistas. “Não podemos cair na mesmice de todos os dias, precisamos reavivar e trazer pessoas de fora com experiências novas, e repassar isso aos dirigentes sindicais”. Segundo Ledevino, o sindicato dos Rodoviários vem crescendo de forma rápida e assustadora nos últimos anos, por conta do trabalho que a diretoria vem realizando, e para isso é necessário se reciclar. “Temos que acompanhar esse crescimento, hoje com a facilidade oferecida, por conta da globalização, os sindicalistas precisam estar informados, sob pena de ficarem de fora de assuntos importantes para a categoria. Para ser um líder precisamos sempre estar atualizados”, declarou Ledevino.
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Elias Henrique dos Santos, disse que eventos como esse dá a oportunidade de se reciclar. “È gratificante participar de palestras motivadoras, para nós que estamos sempre em contato com os trabalhadores da construção civil, isso se faz necessário para que possamos passar para eles essa confiança. Um bom líder tem que estar sempre atuante, e se aperfeiçoando cada vez mais para transmitir aos trabalhadores segurança”, afirmou Elias.
O representante da NCST/MT, Ivo Leônio Alves Vilela, disse que a Nova Central vem promovendo constantemente palestras, cursos e capacitações aos sindicalistas para eles estarem sempre reciclados. “Não podemos ficar estagnados, precisamos motivar nossas lideranças, para que eles possam levar para suas bases autoestima, confiança e acima de tudo, estarem informados dos seus direitos”. Ivo disse ainda que, os sindicalistas quando participam de evento como estes ficam mais confiantes, e esse é o objetivo da Nova Central. “Precisamos ter dirigentes fortes, lideres que vão defender os trabalhadores nos seus anseios, para que todos possam ter mais qualidade, segurança no trabalho além de ter seus direitos trabalhistas garantidos”, esclareceu Ivo.
O palestrante Marcos Kniess disse que líder é aquele que consegue fazer com que os outros realizem metas. “Existe uma diferença entre líder e gerente, líder precisa ser alguém que entenda as pessoas, que são movidas por emoção, o gerente - gerencia coisas, máquinas, contas bancárias”. Para ser um líder Kiniess disse também que é necessário entender e gostar de gente, acreditar nas pessoas, e abrir a mente para enxergar e conduzir as pessoas no seu processo de trabalho. “Hoje há uma grande falta de sinergia nos lideres e isso tem que mudar. Essa mudança só é possível através dos princípios universais, que são eternos e perenes - a integridade, honestidade, lealdade, confiança e maturidade”, declarou Kiniess.
 
Rosangela Miles
Assessora de Imprensa da NCST/MT

SEMPHOSCOND
Sindicato dos Empregados em hotéis, motéis, pousadas, Hospedarias, Dormitórios, Kit nets, Aparts. Hotel,
Buffet, Choperias, Drivin- in, Fast food, Marmitarias, Casas de diversões, Cozinhas Industriais,
Refeições coletivas, Lavanderias, Sorveterias, Agencia de viagens e turismo
Av. Senador Metelo, Nº. 755 - Porto - 78020-300 - Cuiabá - MT - (65) 3624-6117
Angel Sistemas